14ª Conferência das Cidades Criativas da Unesco mobiliza Turismo regional sustentável na Costa da Mata Atlântica

Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente formam a Costa da Mata Atlântica, selo turístico adotado em conjunto pelas oito cidades, desde 2003, a fim de fomentar o turismo na região

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, realizada em Santos, de 18 a 22/07 de 2022, e que reúne representantes de cidades de todo o mundo, é palco para as ações planejadas pela Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM, visando a política de regionalização do Turismo na Costa da Mata Atlântica.

Sob a presidência de Fábio Santos, secretário de Turismo de Guarujá, destino que foi o pioneiro no lançamento da campanha #EmbuscadoESG, a Costa da Mata Atlântica foca na criação de circuitos turísticos regionais. “A força de união supera o bairrismo quando empregada em favor de interesses coletivos”, resume Santos.

Durante a referida conferência, que tem lugar no Blue Med Convention Center, em Santos, Fabrício Lopes, secretário de Turismo de Cubatão e Juliana Santana, secretária de Turismo de São Vicente, deram início à promoção de encontros regulares com o firme propósito de compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto regional.

Com apoio da iniciativa privada organizada no Guarujá Convention and Visitors Bureau, os três municípios planejam lançar um roteiro-piloto antes da próxima temporada verão.

Atrair visitantes da Região Metropolitana de São Paulo, fora dos meses da alta temporada, com oferta de atrativos como viajar ao litoral do Estado, a partir do Parque Estadual Serra do Mar (Cubatão); visitar a Comunidade Indígena Paranapuã no Parque Estadual Xixová-Japuí, unidade de conservação de proteção integral (São Vicente); percorrer duas Áreas de Proteção Ambiental – APAs, que perfazem mais de 65% do território de Guarujá, para conhecer a Ilha dos Arvoredos, berço da sustentabilidade, incluindo passeios náuticos e eventos corporativos alinhados aos ODSs, exemplificam a estratégia de atuação conjunta.

“No início do próximo mês de agosto, esperamos contar com operadoras de turismo e agências de viagens interessadas em atender a demanda por viagens de proximidade e de maneira sustentável, a exemplo da Squad Viagens, com quem temos mantido contato”, antecipa Fábio Santos, presidente do colegiado turístico regional da Costa da Mata Atlântica.

Comments are closed.