Guarujá é case de sucesso na América do Sul em gestão ambiental, infraestrutura e segurança

Crédito: Prefeitura de Guarujá

O Informativo CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo, na edição de outubro de 2024, traz uma análise abrangente do setor de turismo no estado de São Paulo. A edição destaca, como matéria de capa, a conquista da Praia do Tombo, em Guarujá, que pelo 15º ano consecutivo recebeu o selo Bandeira Azul, tornando-se a praia mais premiada da América do Sul em gestão ambiental, infraestrutura e segurança.

“Estamos orgulhosos de ver Guarujá em evidência na capa de uma publicação prestigiada. Esse reconhecimento é resultado do nosso compromisso com a preservação ambiental e com o turismo de qualidade, e nos motiva a continuar promovendo Guarujá como um destino turístico completo e sustentável”, afirma Sandra Chiamulera, executiva do Visite Guarujá Convention Bureau. De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, este é “um marco para a ´Pérola do Atlântico´, que reforça o apelo do destino para o turismo sustentável”.

O reconhecimento internacional, que retrata uma realidade presente nos dados do Instituto Sou da Paz e, também, contribui com a atuação coesa dos Embaixadores do Turismo Responsável em Guarujá, se dá no contexto do desempenho positivo do turismo paulista no terceiro trimestre de 2024, com um índice de confiança superior ao do mesmo período de 2023, indicando perspectivas otimistas para o quarto trimestre.

O Informativo CIET – edição 132 inclui dados sobre o aumento nas taxas de ocupação hoteleira e RevPar; a movimentação nos aeroportos e terminais rodoviários e o crescimento no número de novas empresas do setor, que registrou um saldo de 1.056 novos negócios em setembro. Ou seja: uma alta de 41,37% em relação ao ano anterior.

O relatório inclui ainda dados de crescimento das atividades turísticas em todo o estado de São Paulo, além de iniciativas de pesquisa e monitoramento do turismo por meio do Observatório de Turismo e Eventos da capital paulista.

 

Comments are closed.