Evento debate democracia, justiça racial e reparação.
Guarujá realiza nesta sexta-feira (30), às 18h30, a IV Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, na Escola Municipal Prof. Antonio Ferreira de Almeida Junior (Rua Marivaldo Fernandes s/nº – Jd. Tejereba). A iniciativa busca promover o debate e o encaminhamento de propostas para reparação e justiça racial, fortalecer a participação negra em espaços de poder, assegurar direitos culturais e econômicos e combater o racismo em suas diversas manifestações, incluindo o racismo religioso e a xenofobia.
A conferência municipal se alinha com a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que tem como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de debater propostas relacionadas a três eixos temáticos centrais: o primeiro é Democracia, com a discussão do fortalecimento da pauta negra no Legislativo, dos desafios da participação negra no poder público e das estratégias para a promoção da justiça climática e da superação do racismo ambiental.
O segundo eixo é Justiça Racial, com propostas para políticas de saúde e educação da população negra, garantia de direitos culturais, trabalho digno e renda justa, qualificação da assistência social para diversos grupos, tais como quilombolas, indígenas, ciganos, povos tradicionais de matriz africana e terreiros, segurança pública, e políticas de comunicação antirracista.
Já o terceiro eixo diz respeito à Reparação, com foco em políticas tributárias para a população negra, povos indígenas, quilombolas e ciganos, propostas para o envelhecimento da população negra, políticas para a população negra LGBTQIAPN+ e também pessoas negras com deficiência, além de ações contra o racismo religioso e políticas de reparação para povos e comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro.
Comments are closed.