A cidade de Guarujá, reconhecida como Estância Turística do litoral paulista, vem consolidando sua posição não apenas por suas belezas naturais, mas também por meio de uma gestão pública comprometida com a valorização da cultura local, promoção da cidadania, investimento em educação, cuidados com a saúde da população e, agora, com um novo compromisso: “o desenvolvimento sustentável em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU”, destaca João Carlos Pollak, presidente do Visite Guarujá Convention Bureau.
Entre as mais recentes iniciativas, destaca-se a adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável – Meu Município pelos ODS, promovido pelo Governo Federal. Com isso, Guarujá passa a integrar o grupo de cidades que assumem o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que abrangem metas sociais, econômicas e ambientais a serem alcançadas até 2030. A adesão dá ao Município acesso a ferramentas de planejamento, formação técnica e oportunidades de financiamento voltadas à implementação de políticas sustentáveis em áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança, meio ambiente e direitos humanos.
“Esse é um passo importante para nos mantermos alinhados com os princípios da sustentabilidade. Os ODS são um norte essencial para qualquer gestor público que busque promover o bem-estar das pessoas calcado na justiça social e no desenvolvimento sustentável em todos os sentidos. Guarujá está no caminho certo”, afirmou o prefeito Farid Madi.
Essa visão integrada reflete-se em diversas frentes. Um dos destaques mais simbólicos é a Feira Afro Criativa e Arte, realizada mensalmente no Paço Municipal, com foco no fortalecimento do afroempreendedorismo feminino.
Um dos destaques mais simbólicos é a Feira Afro Criativa e Arte, realizada mensalmente no Paço Municipal, com foco no fortalecimento do afroempreendedorismo feminino. A ação integra o Programa de Empreendedorismo Negro, previsto pela Lei Municipal 4.867/2020, e transforma mulheres negras em protagonistas do desenvolvimento econômico e cultural da cidade. “Esse movimento é o que a ação afirmativa busca: a mulher preta ser referência para outras mulheres pretas”, afirma Maura Soares Barbosa, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
Outro avanço significativo foi a pré-conferência do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que abordou os temas “democracia”, “reparação” e “justiça racial” em grupos de trabalho com ampla representatividade social. O evento reafirma o compromisso da Prefeitura com a equidade racial e a construção de políticas públicas voltadas à população negra.
A valorização da mulher guarujaense também ganha fôlego com a pesquisa inédita para a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Mais de mil participantes compartilharam suas vivências e desafios em temas como saúde, segurança, mercado de trabalho e participação social. Os dados embasarão audiências públicas e políticas assertivas, reforçando a escuta ativa da gestão municipal.
Na área da cultura, a Prefeitura promove e apoia atrações acessíveis e de qualidade, como o espetáculo infantil de fantoches “A Princesa e o Dragão”, da Cia. Teatral “Quem sabe faz a hora…”, no Teatro Procópio Ferreira. A iniciativa visa democratizar o acesso à arte e fomentar a formação de público, com ingressos a preços populares e doações para o Fundo Social de Solidariedade.
Além disso, está aberto o edital para o credenciamento de pareceristas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), fomentando a transparência e qualificação na seleção de projetos culturais que receberão recursos federais. A ação é coordenada pela Secretaria de Cultura e contribui para a ampliação do apoio ao setor cultural local.
No campo da saúde, a atuação preventiva também se destaca. A Secretaria de Saúde realizou uma ação porta a porta no bairro Maré Mansa para detectar casos de tuberculose e combater a dengue. A visita domiciliar garante acesso ao diagnóstico precoce para quem não consegue ir às unidades de saúde, ao mesmo tempo em que combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Na educação, Guarujá celebrou o recebimento do Prêmio Excelência Educacional pela performance da Escola Municipal Giusfredo Santini no Saresp, reflexo de diretrizes focadas na aprendizagem, alfabetização na idade certa e monitoramento contínuo. O município implementa formações mensais para mais de 500 professores e aposta em recursos tecnológicos, como tablets e bibliotecas digitais, para ampliar o letramento e a fluência leitora.
Com todas essas ações, Guarujá mostra que turismo também se faz com responsabilidade social, inclusão, arte, cuidado com as pessoas e investimento em futuro. Muito além das praias e paisagens deslumbrantes, a cidade se firma como um modelo de gestão integrada e participativa, que enxerga cada cidadão como protagonista do seu desenvolvimento.
Comments are closed.