Evento reuniu 70 estudantes no auditório da Unaerp.
A valorização dos profissionais da educação é uma das diretrizes recém implementadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para melhorar a qualidade do ensino em Guarujá. Dentro desta nova perspectiva, nesta terça-feira (6), a Seduc realizou uma iniciativa inédita: o acolhimento de estagiários de Pedagogia da Educação Especial. O evento, realizado no auditório da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), reuniu 70 estudantes.
Na oportunidade, a palestra “Qual o profissional deseja ser dentro das perspectivas da inclusão?”, que abordou temas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), foi ministrada pelo psicólogo Marcos Eduardo em conjunto com a coordenadora de Educação Especial, Fernanda Mesquita, e as professoras especialistas, Karina Santos, Carla Penha e Karina Lima.
A coordenadora destaca o papel do estagiário como agente facilitador da inclusão: “Eles adentram na sala de aula para facilitar o processo pedagógico, adaptando as propostas oferecidas dentro do ambiente educacional, melhorando a comunicação dos alunos com seus pares; além de auxiliar nas atividades estruturadas oferecidas pelos professores de acordo com as especificidades de cada um”, explica Fernanda.
Uma das estudantes de Pedagogia, Maria Eduarda Germano, diagnosticada com autismo nível 1 de suporte aos 18 anos, ressalta que sua experiência como estagiária está sendo bem enriquecedora. “Estou conhecendo outras partes do espectro TEA, porque nenhum autista é igual ao outro. Essa formação ajuda bastante e nos motiva a continuar”, afirmou.
Comments are closed.