Através de uma ação educativa, representantes do Governo Federal irão visitar estabelecimentos do setor, para o devido registro desses prestadores de serviço do Município no Cadastur.
Na próxima semana, Guarujá receberá técnicos do Ministério do Turismo para desenvolvimento de ação educativa sobre a importância da inclusão de prestadores de serviço turísticos no Cadastur. Por isso, representantes do Governo Federal estarão no Município entre os dias 26 e 29 de julho visitando os meios de hospedagem, para realizar a inscrição desses estabelecimentos no sistema, além de destacar as vantagens da iniciativa.
A inscrição no Cadastur é obrigatória para os meios de hospedagem, guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Podem se cadastrar também, mas de maneira opcional: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
Importante fonte de consulta a turistas, através deste cadastro é possível verificar a regularidade dos serviços do segmento, ter visibilidade no mercado, acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério.
Outra vantagem do registro no Cadastur é a emissão do Selo Turismo Responsável. A certificação indica a adoção de medidas próprias de prevenção à Covid-19 elaborados junto a empresas do setor, a partir de diretrizes internacionais e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O selo está disponível para 15 segmentos turísticos. Mais informações e cadastro no site: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/.
Prefeitura deve formalizar convênio para impulsionar trade turístico
Ainda no período, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) deverá assinar termo de colaboração com o Ministério, para formalização do acordo das ações que envolvem o Cadastur. De acordo com o secretário de Turismo, Fábio Santos, a formalização do termo visa incentivar, impulsionar e fiscalizar todo o trade turístico no Cadastur. “Já desenvolvemos uma série de ações de conscientização neste sentido, mas agora teremos a chancela do Ministério para iniciativas mais abrangentes e robustas”, frisa.
O titular da pasta ressalta ainda a importância da iniciativa. Além de qualificar o destino ainda mais, o cadastro de operadores permite ao empreendimento, acessos a diversos programas federais neste setor e melhor classificação para verbas de desenvolvimento. “Quanto maior o número de cadastro, mais Guarujá se mostrará um destino turístico engajado, qualificado e, altamente profissional, em serviços e produtos ofertados aos turistas”.
Atualmente, Guarujá possui 33 meios de hospedagem devidamente registrados no Cadastur. Por outro lado, segundo o Ministério do Turismo são mais de 320 estabelecimentos do setor não cadastrados no sistema, nas cidades de Guarujá e de Bertioga – município que também receberá a ação na próxima semana.
Comments are closed.