Em Guarujá, 180 kg de lixo são recolhidos das praias em ação ambiental.
Atividades locais foram coordenadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Portuário e Educação.
Considerado um dos maiores eventos náuticos de limpeza do mar no estado, a ação ambiental “Navegar é preservar” fez a retirada de aproximadamente 180 kg de lixo em Guarujá, nas praias do Guaiuba e da Enseada, nos dias 18 e 20 de setembro. Entre os principais objetos recolhidos, foram observados resíduos plásticos como canudos, bitucas de cigarros e tampinhas de garrafas.
A ação de limpeza marítima foi realizada em conjunto por 10 prefeituras da Baixada Santista e Litoral Sul, além de órgãos como a Polícia Militar Náutica, Corpo dos Bombeiros, Fórum Náutico Paulista, Governo Estadual e Marinha do Brasil.
As atividades locais foram coordenadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Portuário e Educação. Sendo desenvolvidas dinâmicas de conscientização ambiental, limpeza e coleta de lixo das faixas de areia e fundo do mar, exposições de fotos de lixo coletados no mar, praias e manguezais, e a assinatura de um Termo de Compromisso Ético pela Sustentabilidade.
A programação seguiu com um comboio de limpeza das praias da Baixada Santista e Litoral Sul do Estado até a cidade de Cananéia, onde a programação foi encerrada com o Festival das Ostras.
Para o biólogo, Fábio Nunes, além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida da população. “O micro e o nano lixo são um material particulado que acabam se deteriorando, sendo incorporado na biomassa de organismos marinhos e, consequentemente, podem chegar na cadeia atrófica dos seres humanos”, relata.
E ressalta que “essa ação mostra que proteger o meio ambiente é assunto sério, e combater os efeitos da crise climática passa por preservar e respeitar a vida marinha”.
Comments are closed.